(GRI 102-46)
Um estudo de materialidade elaborado em 2014 com o auxílio de consultoria externa, envolvendo diversas etapas (veja a seguir), apontou os temas considerados relevantes para a Klabin, segundo seus stakeholders, contribuindo para direcionar sua atuação nas comunidades com foco no curto, médio e longo prazos. Desde então, esses temas vêm sendo permanentemente monitorados pela empresa, em diversas oportunidades de diálogo e relacionamento com seus stakeholders, considerando continuamente os contextos social e ambiental das regiões onde a Klabin atua.
Os resultados dos Fóruns de Desenvolvimento Local, implantados nos municípios de Correia Pinto e Otacílio Costa, em Santa Catarina, e Goiana, em Pernambuco, são exemplos de iniciativas que complementam, atualizam e aprofundam o primeiro estudo. É que para a realização desses fóruns foram elaborados estudos de materialidade específicos dos territórios, conferindo um olhar ainda mais atento à realidade desses municípios. Saiba mais em Desenvolvimento Local.
Além disso, desde que passou a apoiar voluntariamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar diversos setores da sociedade em uma agenda voltada aos maiores desafios mundiais nessa área – a Klabin passou a apresentar em seu Relatório de Sustentabilidade a correlação entre os ODS e os temas materiais, o que demonstra a vitalidade do estudo.
Em 2018, ele será complementado ainda por dados de consultas já realizadas em diferentes oportunidades, como visitas a clientes, processos de auditoria e do avanço dos trabalhos nos Fóruns de Desenvolvimento Local, entre outras.